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Foto do escritorMartello Contabilidade

Aprenda a delegar tarefas para uma gestão mais eficiente

Entenda os benefícios de delegar obrigações e receba dicas para aprimorar a sua liderança.

Se você está ou já esteve em um cargo de liderança, sabe que existem muitos desafios quando se assume esse tipo de posição. Aprender a delegar tarefas é um dos maiores deles, pois depende da confiança que um gestor deposita em sua equipe.

Engana-se quem acredita que delegar tarefas seja apenas uma forma de se livrar de uma obrigação, passando a responsabilidade para outra pessoa. Existem diversos benefícios em estabelecer essa dinâmica e você pode correr um imenso risco de perder o engajamento de seus funcionários caso faça isso da forma errada.

Segundo Diana Queiroz, gestora do setor de Recursos Humanos do Grupo Skill, saber delegar tarefas é fundamental para alcançar melhores resultados, visto que, compartilhando os trabalhos, ficarão visíveis os ganhos para todos os envolvidos, seja em aumento de produtividade,  trabalho em equipe, desenvolvimento profissional ou confiança.

Os benefícios da delegação

Quer entender como esse método pode impactar positivamente no trabalho de sua equipe e em sua relação com os funcionários? Conheça alguns dos benefícios que ele pode trazer para a sua gestão.

Trabalho mais bem feito

Quantas vezes você já ficou sobrecarregado por não conseguir direcionar as obrigações para os membros de sua equipe? Isso pode acontecer por falta de prática e organização, mas principalmente por falta de confiança. Muitos líderes acreditam piamente na frase “Se quer algo bem feito, faça você mesmo”.

Mas isso pode estar prejudicando a qualidade de seus resultados e, até mesmo, a sua saúde. Lembre-se que quando as tarefas estão bem distribuídas, há menos chances de que alguém fique sobrecarregado. Isso faz com que todos se sintam bem e entreguem o trabalho mais bem feito.

Conhecer as qualidades da equipe

Essa prática também pode te ajudar a conhecer melhor o perfil de seus funcionários, entendendo suas qualidades e limitações. Afinal, como aproveitar a capacidade de seu pessoal sem nunca direcionar responsabilidades importantes para eles?

Um talento pode estar em seu setor sem que você saiba. Portanto, dê chances para que eles se destaquem e provem que têm competência.

Desenvolver os seus funcionários

Quer ser um bom chefe? Então pense no futuro de seus funcionários dentro da empresa. Ao delegar tarefas, você faz com que todos à sua volta coloquem em prática as suas competências e, até mesmo, desenvolvam novas habilidades.

Os funcionários ficam muito mais comprometidos quando são desafiados por novas atividades que ponham a prova o seu potencial e que lhes dão a oportunidade de se aprimorar pessoal e profissionalmente.

Garantir uma relação melhor com colegas

Imagine o quanto é frustrante e desestimulante sentir que seu chefe não acredita em seu potencial para realizar uma determinada função, mesmo que você conheça as suas capacidades e se sinta preparado para desempenha-la? Isso gera grande desconforto, que acaba influenciando negativamente no relacionamento interpessoal.

Portanto, essa questão é simples: a partir do momento em que seus subordinados se dão conta de que você confia neles, passam a confiar em você também. Isso facilita, e muito, a convivência e melhora a qualidade do trabalho realizado por todos.

Dicas para delegar tarefas

Depois de conhecer essas vantagens, aposto que você ficou interessado em aprender como delegar tarefas. Então fique ligado nas dicas a seguir: 

Estabeleça objetivos claros

Ao encarregar subordinados de uma responsabilidade importante, é necessário deixar claro os objetivos da mesma, para que eles entendam a relevância e a finalidade daquele trabalho.

Além disso, caso o funcionário nunca tenha realizado esse tipo de tarefa ou ainda não possua muita experiência com ela, explique, da forma mais completa possível, as etapas e o prazo para que o trabalho seja feito como esperado.

Estabeleça um diálogo

Após determinar os objetivos e o prazo daquela tarefa, é importante que você estabeleça um diálogo para ter certeza de que o seu colaborador entendeu a proposta, os meios e o objetivo do trabalho que será feito.

Pergunte também se ele está de acordo com esses fatores, se consegue imaginar uma forma mais rápida e eficiente para fazer o que foi solicitado, se está confortável em desempenhar essa tarefa e se precisará de alguma ajuda.

Confie em seu colaborador

É muito comum que chefes possuam um perfil centralizador e, eventualmente, até se orgulhem disso.  Mas essa característica não é bem vista por sua equipe, pois é vista como uma consequência da falta de confiança.

A confiança mútua é uma das coisas mais importantes na relação entre um gestor e os seus colaboradores. Quando ela está presente, o time se sente valorizado, se mantêm engajado, e você consegue delegar tarefas com muito mais facilidade.

Então, busque pensar que se seus funcionários estão com você, é porque eles já demonstraram que possuem capacidade para cumprir com obrigações desafiadoras e aposte neles!

Dê espaço para que o funcionário execute a tarefa

Esse é um fator que também envolve a confiança. Ao delegar uma obrigação e estabelecer um prazo para que ela seja finalizada, dê espaço para que o membro da equipe execute a tarefa.

É claro que você pode – e deve – supervisionar para garantir que tudo corra bem, mas cuidado para não exagerar. Do contrário, o empregado pode ser sentir pressionado e frustrado, o que impactará negativamente na qualidade do resultado.

Dê feedbacks

Sempre que a sua equipe finalizar uma tarefa delegada, dê feedbacks sobre o resultado. Lembre-se que você não quer apenas que o trabalho seja concluído, mas também deseja treinar e desenvolver o funcionário para que ele crie mais autonomia com o tempo.

Portanto, elogie o trabalho bem executado e faça críticas construtivas sobre o que não deu certo. Dessa forma, todos saberão exatamente o que deve ser corrigido e o que pode ficar ainda melhor nas próximas vezes.

Vale lembrar que aprender a delegar tarefas é imprescindível para o crescimento da empresa e de seus funcionários. Então aplique essas dicas em sua rotina como gestor e veja como as demandas passam a ser realizadas com mais facilidade e o ambiente de trabalho fica mais harmônico.

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