Ser dono do próprio negócio está entre os principais projetos de milhares de pessoas em 2021.
Seja por força da necessidade ou por oportunidade.
O fato é que um enorme contingente de pessoas deve criar uma empresa neste ano, mantendo a tendência que já vinha sendo percebida em 2020.
Uma pesquisa feita pelo Sebrae indica que o Brasil pode ter batido, no ano passado, um nível recorde de empreendedorismo no país.
Foram aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 11 milhões de MEI e 7,5 milhões de micro e pequenas empresas formalizadas.
O caminho do empreendedorismo, entretanto, exige trabalho, dedicação, planejamento, estudo e o desenvolvimento de algumas características essenciais por parte de quem pretende se inserir nessa atividade.
Confira a seguir uma série de qualidades essenciais para fortalecer o seu potencial como empreendedor:
Iniciativa
Para montar o seu próprio negócio, uma das primeiras coisas que a pessoa precisa ter é iniciativa.
Empreendedores são pessoas que não ficam à espera de uma solução (seja da família, do governo, da empresa), elas criam oportunidades com os desafios que a vida apresenta.
Seja lançando um serviço, um produto ou atendendo a uma necessidade local.
O empreendedor age com proatividade nas situações, em busca de possibilidades para expandir seus negócios, e aproveita momentos incomuns para progredir.
Curiosidade
Uma pessoa empreendedora tem sede de informação e conhecimento.
Está sempre em busca de novidades em sua área de atuação, lê notícias, observa comportamentos, fica de olho em tendências, estuda a concorrência.
Essa busca motiva a sua criatividade e aumenta o seu comprometimento com o negócio.
Quando ela decide empreender ou fazer mudanças, tem mais confiança.
A busca por fatos e dados sobre o que está acontecendo em sua área de atuação facilita a tomada de decisão.
Assertividade
Empreendedores tomam decisões todos os dias e para isso precisam estar seguros.
A própria decisão de montar o negócio já exige um nível de assertividade.
Essa característica é desenvolvida a partir da curiosidade.
Estar atualizado, bem informado sobre o seu segmento, ter um plano de negócios, ajuda bastante a pessoa a fazer escolhas de forma consciente e equilibrada.
Correr riscos
Empreender é arriscar, é testar, avaliar, avançar e muitas vezes recuar.
Em todas essas etapas é preciso ter planejamento e calcular todos os fatores envolvidos.
Um bom empreendedor corre riscos de forma inteligente, com possíveis lucros e perdas desenhados.
Ele procura e avalia alternativas para tomar decisões, buscando reduzir as chances de erro e aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
O empreendedor faz tudo o que for necessário para ter êxito.
Comprometimento
Acreditar no que faz e ser comprometido com o negócio é essencial.
O empreendedor é um apaixonado pelo negócio, se dedica, está presente ou se faz presente no dia a dia da equipe.
Essa característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e dedicação com os clientes.
O empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso.
Atua em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados, colocando o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
Estabelecer metas e resultados
Um empreendedor de sucesso tem organização, planejamento e conhece sua empresa para colocar metas e resultados.
Os objetivos são claros e definidos para curto e longo prazo.
Toda a equipe tem contato com esses planos e é motivada a perseguir o caminho.
Os objetivos traçados precisam ser desafiantes, mas sempre conectados com a realidade da empresa.
A ideia é que esses números reflitam o desenvolvimento do empreendimento.
Facilidade em comunicar e persuadir
Qualquer empreendedor é um vendedor.
Ele precisa convencer outras pessoas sobre a importância do seu produto/serviço.
Por mais que não esteja na linha de frente das vendas, o empresário vai precisar se comunicar com fornecedores, investidores, compradores e revendedores, por exemplo.
Essa rede de contatos é fundamental para a manutenção do negócio, assim como para a possibilidade de gerar novos negócios.
Por isso, desenvolver a habilidade de uma comunicação amigável e persuasiva é primordial.
Autoconfiança
O primeiro a acreditar no seu modelo de negócio precisa ser o próprio empresário.
A partir disso, será possível convencer cada vez mais colaboradores e clientes de que o produto ou serviço oferecido é rentável.
Pessoas empreendedoras são capazes de se motivarem em relação aos desafios e às tarefas nas quais acreditam.
Não necessitam de prêmios externos, como compensação financeira.
Fonte: Sebrae
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