Vaca não dá leite

Vaca não dá leite

Compartilhar:

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Definitivamente, a atual geração de crianças e jovens é das mais acomodadas de que se tem notícia. Não é à toa que se ouve tanto dos mais velhos expressões como: “no meu tempo não era assim”, “hoje é tudo na mão” etc.

Mas nossos adolescentes são culpados dessa acomodação toda? Claro que não! Isso, segundo especialistas, é fruto do comportamento de pais e responsáveis, que escolhem educar os filhos sem qualquer limite, apenas com recompensas.

O filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella, que de vez em quando citamos aqui, conta que costumava dizer aos filhos quando crianças:

– Quando completarem 12 anos, contarei o segredo da vida a vocês.

Quando o mais velho completou 12 anos, acordou o pai todo ansioso para saber o segredo da vida. O pai disse:

– Contarei, mas você não poderá revelar aos seus irmãos.

Eis o segredo:

– Vaca não dá leite.

– Hã?

– Vaca não dá leite. Você tem de tirar. Você precisa acordar 4h da manhã, ir ao pasto, entrar no curral cheio de fezes, amarrar o rabo e as pernas da vaca, sentar no banquinho e fazer o movimento certo. Esse é o segredo da vida. Vaca, búfala, cabra não dão leite. Ou você tira, ou não tem leite.

É exatamente assim que as novas gerações acabam pensando, que vaca dá leite, que as coisas são automáticas. Eu quero, eu peço, eu ganho.

E Cortella ensina que a felicidade resulta do esforço, e a ausência de esforço gera frustração.

http://diariodosul.com.br

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *